Como manter a pressão arterial normal

Você sabe qual é a sua leitura de pressão arterial? Você verificou sua pressão arterial no último ano? Se você é um homem com mais de 45 anos ou uma mulher com mais de 55 anos, especialmente se você é afro-americano, a pressão arterial elevada é uma condição que você não pode ignorar.

De acordo com os Centros para o Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, mais da metade de todos os homens e mulheres desenvolverão hipertensão arterial, também chamada de hipertensão, após os 55 anos de idade.

A pressão arterial elevada pode levar a ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, duas das três principais causas de morte para os americanos.

Você pode ter pressão alta sem experimentar nenhum sintoma – é por isso que é importante ter sua pressão arterial verificada regularmente. E mesmo se você souber que hoje você tem uma leitura normal da pressão arterial, você quer fazer tudo o que puder para mantê-lo nesse alcance saudável.

Noções básicas de pressão arterial

A pressão sanguínea é a força que seu sangue exerce nas paredes das artérias, os vasos sanguíneos que transportam sangue rico em oxigênio longe do seu coração.

Quando seu coração bate e força mais sangue em suas artérias, a força é um pouco maior; isso é chamado de pressão sistólica. Entre batidas, a pressão cai; isso é chamado de pressão diastólica.

Se suas artérias se tornam rígidas ou estreitas, a pressão se acumula – pense nela como espremendo uma seção de mangueira de jardim – e faz seu coração trabalhar mais.

Seu coração é um músculo do tamanho do seu punho que tem que vencer cerca de dois bilhões e meio em uma vida média, então você não quer fazer com que funcione mais do que o necessário. É por isso que a pressão arterial normal é tão importante.

como manter pressão arterial normal

 

 

Qual é a sua leitura de pressão arterial?

Para fazer uma leitura da pressão arterial, um profissional de saúde colocará um punho em volta do braço e inflará até o sangue parar de fluir. Então, ela esfriará lentamente o manguito e ouvirá uma artéria em seu braço, no lado oposto do seu cotovelo.

Quando ela primeiro ouve sangue fluindo, que soa como um batimento cardíaco, ela mede a pressão arterial sistólica. Quando ela não consegue mais ouvir a batida, ela mede a pressão arterial diastólica. O número de pressão sistólica é sempre gravado primeiro. Aqui está o que os números significam:

  • Pressão sistólica inferior a 120 e diastólica inferior a 80 significa pressão arterial normal.
  • Sistólica entre 120 e 139 e diastólica entre 80 e 89 significa pre-hipertensão.
  • A pressão sistólica sobre 139 e a pressão diastólica sobre 89 podem significar pressão arterial elevada.

É importante saber que uma leitura anormal da pressão arterial não significa hipertensão. O seu médico irá verificar a sua pressão arterial várias vezes em dias diferentes antes de decidir se tem pressão alta.

Dicas para manter a pressão arterial normal

Tornar-se mais velho, ser afro-americano, ter diabetes e ter uma história familiar de diabetes são alguns dos fatores que aumentam seu risco de pressão alta, mas você pode lutar. Veja como:

Exercício 

Um motivo pelo qual o exercício é tão eficaz no controle da pressão arterial é porque ele estimula seu corpo a liberar uma substância chamada ácido nítrico. O ácido nítrico faz com que os vasos sanguíneos se abram, o que reduz a pressão arterial. O exercício também ajuda a fortalecer seu músculo cardíaco, reduzir o estresse e auxiliar a perda de peso.

Perder o excesso de peso

Não há como evitar o fato de que a pressão sanguínea aumenta quando as libras se acumulam. O excesso de peso aumenta o risco de doença cardíaca e diabetes também. Perder até 10 quilos pode começar a fazer sua pressão sanguínea voltar para baixo.

Coma saudavelmente 

Comer o tipo certo de dieta pode reduzir seu risco de pressão alta ou ajudá-lo a retornar à pressão arterial normal. Estudos clínicos mostram que uma dieta rica em frutas, vegetais, lácteos com baixo teor de gordura, grãos integrais, aves, peixe e nozes realmente funciona. Você também precisa evitar gorduras, carne vermelha e excesso de açúcar.

Diminua o sal

Seu corpo só precisa de cerca de 500 miligramas de sal por dia, mas se você é como o americano médio, você pode estar consumindo até 9.000 mg por dia. Estudos mostram que o alto teor de sal leva à hipertensão arterial. As recomendações atuais são para limitar a ingestão de sal para 2.400 mg por dia, o equivalente a cerca de uma colher de chá.

Coloque os freios em fumar e beber

Estes são dois outros maus hábitos para evitar se você quer manter uma pressão sanguínea normal. O álcool aumenta a pressão arterial e adiciona calorias vazias. Uma quantidade segura de álcool é apenas uma bebida por dia para mulheres e duas para homens. Fumar não é seguro em qualquer quantidade. A nicotina faz com que os vasos sanguíneos se contraponham e aumente a pressão arterial. A interrupção também diminuirá o risco de câncer e doença cardíaca.

Considerações Finais

A única maneira de saber se você tem pressão alta ou pressão arterial normal é fazer uma leitura da pressão arterial feita por um profissional de saúde treinado. Especialistas recomendam uma leitura de pressão arterial pelo menos uma vez a cada dois anos. Se você teve uma leitura recente da pressão arterial e você tem pressão arterial normal, não considere isso como certo. Lembre-se que a hipertensão é um assassino comum e as vezes silencioso. Afaste-se do computador, desligue a televisão, fique ativo, coma suas frutas e vegetais, e chute qualquer mal hábito.

Esses são algumas formas de como baixar pressão alta rapidamente, com a inclusão desses hábitos você vai ter uma vida mais saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *